De bicicletas até Urubici. TRILOGIA SERRA CATARINENSES.

Toda essa aventura começou quando tive a feliz ideia de fazer um ciclo turismo de Blumenau a Urubici somente por trilhas. A grande vontade era fazer esse percurso por estradas de chão de verdade, e isso foi possível graças o livro BLUGRAMA onde trás todas as trilhas mapeadas para que se possa seguir a viagem via trilhas e estradões.
Nesse momento comentei n o facebook que estava a fim de fazer tal aventura, prontamente dois amigos o Nathan e o Paulinho adoraram a ideia e já quiseram saber dos detalhes do passeio. Marcamos então uma reunião e começamos o planejamento, quando sairíamos, de onde, o que levaríamos, onde dormiríamos e assim foi conforme vocês verão nos relatos e nas fotos a seguir.

PRIMEIRO DIA SABADO = 30/08/2014. Blumenau/ Apiuna / Ascurra /Ibirama / Aurora.

Saimos de Blumenau no sábado dia 30/08 as 8:00 da manha com um clima muito agradável pela polaquia sentido Apiuna, atravessaríamos as cidades de apiuna, Ibirama e chegaríamos para dormir em Aurora onde finalizaríamos o primeiro dia, lembrando que tudo isso seria por trilhas. Foi um dia muito alegre e de nível médio+, devido aos morros que enfrentaríamos. Realmente pegamos bastante morros na região da usina salto pinhão e atrás dos montes de Ibirama. Segue abaixo algumas fotos desse primeiro dia.
 


 Essa capelinha tem meu nome e sempre paro nela para pedir proteção, tenho um carinho muito especial por ela, fica no final da trilha da polaquia, ainda bem perto de nossa região. CAPELA STO. ANTONIO UM CHARME E SEMPRE BEM CUIDADA. NAO SEI QUEM CUIDA E A CONSERVA MAS ESTA DE PARABENS POIS ESTA SEMPRE MUITO ARRUMADA.
Parada na mariota para um breve lanche de barrinhas e um refresco.
 Essa é a subida da trilha em Ibirama no alto da usina Salto Pinhão, dura mais muito bonita. foi Ambiente que tivemos o primeiro e único pneu furado graças a muita sorte pois passamos por lugares bem brutos para os pneus.
 Como não tirar uma foto dessa maravilha,,, algo muito lindo de perto não tenho palavras para descrever a cor e a beleza desse cenário natural.
 Portão do Tunel da usina Salto Pinhão, sentamos trocamos o pneu que comentei e rimos muito pois num ambiente desses quem e que vai ficar extressado, isso sim é bom humor de verdade.
 Muitas pequenas nascentes e riachos com corredeiras cortam nossas regiões e com isso deixa o frescor da região ainda maior mesmo com sol. Aguas que na verdade pode se beber sem problemas numa emergência pois são limpíssimas.

E assim veio o  fechamento do dia, a chegada foi na igreja matriz de Aurora, um lugar pequeno e extremamente pitoresco mas, muito agradável, a sensação é de que realmente estamos em um lugar onde o tempo parou kkkkkkkkkk muito legal. vale conferir e entrar nessa pequenina cidade.
SEGUNDO DIA 31/08 = Aurora/ Ituporanga / Alfredo Wagner / Petrolândia / Rio Rufino.

O nosso segundo dia começou regado a trovoadas e muita agua, realmente muito difícil sair debaixo de um temporal como aquele que esta caindo, foi assim que largamos para o segundo dia.
Sabíamos que seria um dia duro mas, não imaginávamos o que teríamos pela frente, quase 4000 de altimetria e 160km com chuva morro,morro, lama, morro, lama,, kkkkkkkk . Pegamos uma trilha onde é retirado lenha e isso com chuva se transformou em um verdadeiro mar de argila onde colava nos pneus da bike quase nao deixando a roda rodar e não deixava a bike andar, com isso a força era necessária ser dobrada,  "gente que dia duro" ,,,, A grande noticia veio quando chegamos as 15:00 horas em petrolandia,,, a ideia era mudar os planos e dormir em petrolandia ate pelo cansaço que todos sentiam, além do frio e da fome mas, a noticia que tivemos foi :
NAO TEM ONDE COMER E DORMIR EM PETROLANDIA NESSE DOMINGO CHUVOSO, VOCES PRECISAM SEGUIR ATÉ RIO RUFINO OU SEJA MAIS 55KM DE LAMA E MORRO PELA FRENTE.
Confesso que a cabeça nesse momento deu um nó enorme, saber que vc estava querendo um banho quente e do nada vir essa noticia de que vc deverá seguir a diante mais 55km com estrada de chão de lama e com muitos morros pela frente não foi fácil assimilar essa informação. Vejam abaixo as fotos desse duro segundo dia de aventuras. Mas aventura é aventura kkkkkkkkkkkkk
Fechado o segundo dia não restava outra coisa se não tentar estender e secar as roupas como se podia. Foi difícil secar e essa chagada em Rio Rufino foi marcada por um banho as 19:00horas de catcher num lava rápido pois não tínhamos como entrar na pousada e muito menos tirar as roupas devido a tanta lama e barro. Feito isso, comer em Rio Rufino domingo a noite somente numa única lanchonete da cidade que so servia lanches,,,, e confesso foi o lanche mais gostoso que comi nos últimos tempos kkkk ai que fome,,, com a fome que estávamos não tinha como reclamar de maneira alguma de nada.

TERCEIRO DIA 01/09 = Rio Rufino / Urubici com subida ao morro da Igreja.

Esse terceiro dia foi fantástico o dia amanheceu seco mesmo com as pistas um pouco molhadas o barro já havia diminuído e o trajeto de Rio Rufino a Urubici foi fantástico, passamos por varias propriedades rurais e o grande visual ficou por conta das araucárias e lagos assim como morros de pedra, onde deixava o visual ainda mais belo, não era possível deixar de parar e tirar fotos e mais fotos,,, ou chapas como diz nosso amigo Paulinho kkkkkk.
Todos esses dias ainda contávamos com o apoio da Gerusa e da Irene ambas nos acompanharam de carro, fato esse que muito nos ajudou devido a não termos que carregar as bolsas até esse momento.
Tínhamos uma meta para o dia; era cruzar essas montanhas entre rio rufino e urubici e em seguida subir o morro da igreja de bike.
Quando chegamos em urubici o dia limpou de vez o ceu era de um azul maravilhoso e para nossa sorte o sol veio e veio forte fato esse que nos fez subir o morro da igreja com  um visual para la de maravilhoso. Veja a seguir as fotos desse terceiro dia incrivel.
Imagina se não esta com meu amuleto da sorte minha BIA kkkkk essa não pode faltar.
 Essas meninas fizeram a verdadeira diferença no fantástico apoio que nos deram durante os piores momentos dessa nossa aventura,,, Gerusa e Irene recebam nosso reconhecimento e nossos verdadeiros agradecimentos pela coragem de vocês em passar por onde passaram com o carro e por estarem sempre nos encorajando com palavras, atitudes e acima de tudo com a certeza de que conseguiríamos vencer Aquelas barreiras do segundo dia. MUITO OBRIGADO E UM SUPER BEIJO NO CORACAO DE VOCES. ISSO QUE É PARCERIA. VALEU MESMO.
 
 
Grande desafio passar por quilômetros com esse piso e não cortar nenhum pneu, tivemos que pilotar na ponta dos dedos pois estava horrível essa passagem, pedras de vários tamanhos e muito lascadas um prato cheio para um corte,
Encontramos amigos de Blumenau la em cima do morro da igreja, foi um prazer. Grande família essa, nos parou conversou e trocamos fotos, não me recordo o nome deles mas com certeza verão suas fotos no nosso blog, um super abraço a vocês e espero que tenham feita uma feliz viagem de retorno a Blumenau.
Pensem numa subida dura,,,,só quem já fez essa subida de bike é que sabe o quanto isso é duro,,, amigos do fodax vocês são verdadeiros heróis amigos,,,, essa turma subiu isso de Speed, é isso mesmo rio do rastro mais isso tudo de Speed e depois dizem que eu sou o louco kkkkkkkkkkkk abraço a todos da Speed.
Finalmente chegamos a cachoeira veu de noiva,,, foi aqui que passei pela primeira vez em uma corrida de aventura a prova do desafio que hoje já repeti 3 vezes,,,, um lugar para la lindo, vale a pena conferir, turismo com respeito ao meio ambiente sem o temor dos eco-chatos idiotas.
E finalmente no topo do morro da igreja,,, temperatura cai e o vento aumenta muito, o clima muda a  cada minuto, hora ab re hora fecha, então precisamos ser rápidos em fotos e etc.
Gerusa e irene com a pedra furada nas mãos. muito show.
A FORÇA DE TRES AMIGOS AVENTUREIROS.
 
 
 
 
 
 
QUARTO DIA 02/09 = Passeio dentro de Urubici visita a Serra Do Corvo Branco.
 
A serra do corvo branco com curvas de tirar o folego e descidas íngremes e altitude de 1740mts tem uma beleza simgular inesquecível. Foi uma estrada que exigiu um corte de 90m de rocha basáltica e o maior corte rodoviário trincheiro do pais e tbem é um dos poucos lugares onde podemos se ver a afloração do aquífero guarani. A serra do Corvo Branco recebe esse nome devido a uma ave de rara beleza, conhecida como Urubu rei. Esta ave de plumagem branca e alguns detalhes coloridos desconhecida pelos habitantes, foi apelidada como corvo branco por que eles não conheciam o nome original da mesma.
Nesse dia tivemos a companhia especial do nosso grande amigo Beto Bauer que veio com a família de Blumenau especialmente para nos encontrar e fazer esse passeio conosco. Beto muito obrigado pelo apoio dado, diga-se que foi muito legal ter te recebido para esse apoio e força. Seu churrasco, seu vinho , mas acima de tudo suas palavras de vai fundo, foram especiais. valeu amigão. Vejam algumas fotos desse quarto dia a seguir.
Pousada da dona Irma em Urubici muito simples e gostosa, um lugar para se sentir em casa. 
É importante sinalizar no nevueiro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 Essa serra é punk, uma inclinação fora do comum ANIMAL. Pena que estava fechado o dia.
E como ninguém é de ferro vamos ao jantar, um belo macarrão caseiro preparado pelas fraus e um churras preparado pelo nosso grande Betão. Show de Bola que delicia e la fora dali chuva. kkkkkkk
 
QUINTO DIA - 03/09 = Urubici / Alfredo Wagner / Ituporanga / Aurora.
 
Assim começou nosso dia, viagem solo eu e o Paulinho já que todos haviam partido e sobrou para nós agora levar nossas malas, confesso que foi uma experiência muito diferente devido ao peso que isso ocasionou nas bikes. Minha bike que pesa cerca de 11kg com as malas e camel back ficamos com + de 25kg, para subir muito difícil pois além do peso, pedalar de pe era quase impossível e para ajudar ainda mais a saída de Urubici já era de cara uma super serra que não foi fácil mas, garanto que esquentou muito bem rápido kkk .
Esse dia estava abrindo sol e fechamos esse dia sem grandes novidades apesar de ter que trafegar por BRs devido as chuvas dos dias anteriores que deixaram as estradas de chão sem condições de trafego, por isso tivemos que alterar nosso roteiro. Final do dia chegamos a Aurora como segue as fotos.
Vejam que mala recheada de verdade, linda né????kkkkkkkkkkkkkkk
Essa bagagem ate vinho tinha kkkkk pensa numa coisa boa. 
 
Saida de Urubici, esse é o pórtico principal da cidade, saída sentido BR 282.
 
Olhem que visual,,,, fantástico super e frio,,, enquanto esperava o parceiro Paulinho subir deu para admirar esse belíssimo visual, e registrar com fotos que ficara como uma bela recordação.
Dessa vez não tivemos gelo mas, quem sabe da próxima. kkkkkk
Hora da parada para a Cocada e a paçoquinha eita coisa boa.
Se a ancora é desse tamanho imaginem o tamanho do navio...!!!!!kkkkkkkkkkkkkkk
SEXTO DIA 04/09 = Áurora / Rio do Sul / Lontras / Ibirama / Apiuna / Ascurra / Indaial / Blumenau. 
 
Saimos cedo de Aurora com destino a Blumenau e sabíamos que seria uma viagem rápida mas queríamos chegar após o almoço pois não tínhamos pressa e estávamos adiantados em um dia nossa chegada. Foi quando recebemos a noticia de que nosso amigo Nathan estava saindo de Blumenau para nos encontrar na estrada nessa nossa chegada, vejam nas fotos como foi nosso ultimo dia de viagem.
De cara na chegada em apiuna encontramos o nosso grande amigo Robson pasquali que nos cumprimentou e deu um abraco elogiando nossa aventura,,,, Robson obrigado pelo carinho amigo.

Cafezinho básico na padaria dos ciclistas e com isso tanque cheio para o restante da viagem que na verdade foi extremamente rápida.
Aqui fica o registro de nossa chegada na loja 360 do amigo Eduardo e Robeva. Onde tivemos a grande surpresa de contar com o carinho de vários amigos como o pessoal do giro café, andre e Thiago,,, Roberval, Eduardo, Pato, Juliano, as meninas, poxa gente tinha uma galera la nos esperando até com fogos e chuva de prata,,,, poxa gente foi muito legal sentir esse carinho de todos. QUERO AGRADECER DE CORAÇÃO ESSE CARINHO E MUITO OBRIGADO PELA RECEPÇÃO DE VOCES TODOS. NATHAN SUA DISPOSICAO DE NOS ENCONTRAR NA ESTRADA FOI ESPECIAL AMIGO, VALEU MESMO, E PAULINHO MUITO OBRIGADO PELA COMPANHIA TODOS ESSES DIAS JUNTAMENTE COM O PARCEIRO NATHAN E BETO.
 IRENE TER VOCE COMO COMPANHEIRA E AMIGA É MUITO ESPECIAL E PODER DIZER QUE TE AMO É AINDA MELHOR, MUITO OBRIGADO POR TODO O CARINHO E A ALEGRIA COM QUE VC PARTICIPA DAS MINHAS AVENTURAS E LOUCURAS, TE AMO E OBRIGADO, DEUS ESTA JUNTO COM NÓS EM TODOS ESSES MOMENTOS, É SENTIDO.

Um comentário:

Itamar Vieira disse...

Vieira, parabéns pra vcs. Fizeram um percurso dificil e com muita valentia.
Se tiveres, agradeceria invejar o trajeto em GPS.
Abração, do primo Itamar.